"Contabilidade: Um Balanço da História", exposição que abre hoje, às 19 horas, no Espaço Cultural Unifor, reconstitui o desenvolvimento das ciências contábeisJá imaginou uma exposição cujo assunto principal é universo dos números, da matemática, do patrimônio e dos cálculos? É essa a proposta da mostra "Contabilidade: Um balanço da História", realizada em parceria pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABCC) e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A abertura acontece, hoje, às 19 horas, com apresentação da Camerata da Unifor. A mostra segue em cartaz até 19 de setembro, no Espaço Cultural Unifor Anexo.
"Contabilidade: Um Balanço da História" visa contextualizar o ofício e o desenvolvimento das ciências contábeis. Nela, são destacadas as etapas evolutivas do fazer e do saber contábil, por meio da exibição de imagens e objetos antigos que registram os avanços tecnológicos. Estão dispostas também as principais conquistas da categoria no Brasil, consolidadas desde a sua regulamentação profissional.
A exposição tem caráter itinerante e passará por todos os Estados do País, sendo Fortaleza a primeira cidade a recebê-la. Ela segue até agosto de 2012, quando acontecerá o XIX Congresso Nacional de Contabilidade, em Belém, no Pará.
A curadoria da mostra ficou a cargo da diretora do Centro de Ciências Administrativas da Universidade de Fortaleza, Clara Bugarim, também presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABCC). A exposição é resultado de uma parceria entre a ABCC e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
O objetivo é incentivar a cultura contábil em outros polos de desenvolvimento do País, além de conferir maior visibilidade à profissão. "Para a exposição na Unifor, estamos trazendo peças do Museu Brasileiro de Contabilidade, que fica na sede do Conselho Federal. Vamos fazer uma retrospectiva, desde os primórdios até os dias atuais, mostrando a relevância da contabilidade e como ela acompanha o desenvolvimento econômico do mundo", descreve Bugarim.
Comentários
Postar um comentário